Mostrando postagens com marcador Equipamentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Equipamentos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Objetivas

Para uma boa fotografia é imprescindível uma boa objetiva, e uma boa objetiva é aquela que atende a todos os requisitos necessários para o estilo da foto. Ela é um conjunto de lentes que "organiza os raios de luz", a fim de que se forme a imagem. 
Mas como diferenciar uma objetiva da outra?
O principal fator é a distância focal: distância entre o sensor e o plano de foco. Ela é medida em milímetros, e é a partir desse valor e da abertura do diafragma (comentada nesse post) que são classificadas as lentes. Vejamos os tipos destas e suas características:

          Lente normal


São consideradas lentes normais aquelas com distância focal próxima de 50mm, pois a imagem formada é muito parecida com a da visão humana. Elas podem ser usadas para qualquer tipo de fotografia, e tendem a ser um pouco mais baratas.

Foto tirada com uma lente normal, por Luciano de Sampaio


          Grande angular


Sua distância focal é menor que 50mm e esse tipo de lente amplia o campo de visão. Geram um bom resultado ao fotografar paisagens e ambiente pequenos, muito útil à arquitetura.

Foto feita com uma lente grande angular, por Hamilton Sousa


          Teleobjetiva


A lente "tele" tem uma distância focal superior a 50mm e oferece, ao contrário da grande angular, um pequeno ângulo de visão. Ela é utilizada, normalmente, por profissionais da área do jornalismo esportivo e costuma ser grande e cara.

Foto tirada com uma tele durante uma partida de futebol (fonte)


Enfim, a objetiva utilizada faz toda diferença na hora do click! Por hoje é só, galera, beijo beijo :D

Fontes: 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Equipamentos: Flash

Flash
     Um flash é um dispositivo utilizado na Fotografia produzindo um relâmpago de luz, que é usado, principalmente, para ajudar a iluminar uma cena. Outros objetivos são a ideia capturar objetos em movimento ou alterar a qualidade da luz



                             (Foto sem flash/Fernanda Araujo)






















(Foto com Flash/Fernanda Araujo)


    As “unidades de flash” vêm diretamente “imbutidas” na câmera. Algumas câmeras tem a possibilidade se usar o Flash como um acessório. No equipamento de estúdio profissional,  o flash pode estar sozinho ou ser apenas luzes estroboscópicas de estúdio, alimentado por baterias especiais ou ligado à corrente eléctrica. Eles são ou sincronizado com a câmara usando um cabo de sincronização de flash ou sinal de rádio ou são luz disparado, o que significa que apenas uma unidade de flash precisa ser sincronizada com a câmara, e por sua vez aciona as outras unidades.


                                                                                             (Flash LED)¹

    Existem vários modelos de flashes, como  a “Lâmpada” que é a queima da pólvora trazendo a luz, Multi-flash ,que é uma caixinha com varias lâmpadas e há também a  Flash Led,a mais conhecida, que é uma extensão que é encaixada em cima da câmera  que é a mais usada pelos fotógrafos, sendo amadores ou profissionais.

 

                                            (jeitos de uso da LED)²

 





fonte imagem¹
fonte imagem²
fonte¹

quarta-feira, 16 de maio de 2012

qual a diferença entre câmera Compacta, Semiprofissional e Profissional?


 Olá, nesta quinta feira eu irei falar sobre equipamentos fotográficos, e o que eu escolhi desenvolver nesse post é: qual a diferença entre uma câmera compacta, semiprofissional e profissional? 
 Pois bem, vamos começar falando das câmeras compactas, elas não possuem manuais que câmeras mais avançadas possuem, as câmeras amadoras são aquelas com a maior quantidade de recursos: modos de fotografia automáticos (paisagem, retrato, fogos de artifício, etc.), panorâmicas e foco seletivo por reconhecimento facial são apenas alguns dos exemplos mais comuns.Em sua maioria, as câmeras amadoras contam com lentes simples e sensores pequenos. Graças a isso, mesmo que a contagem de megapixels seja enorme a qualidade da foto não é tão boa impressa. 
   As semi-profissionais, são as câmeras “meio termo”em tudo, preço, peso, recursos e tamanho, nem é tão“potente” quanto a profissional, nem tão “fraquinha” quanto a compacta. Essas câmeras são utilizadas paraquem quer controlar a foto e ainda não saber manusear uma profissional, sabendo manusear as semi-  profissionais chega muito perto de saber utilizar uma profissional. O conjunto óptico é composto por lentes  com mais espelhos e os sensores de captação de imagem são mais sensíveis dando origem à fotos com mais profundidade.


As profissionais, são as câmeras com um preço mais elevado ao das semi-profissionais, o fotógrafo têm todo o controle sobre a foto e exige cuidados especiais de manuseio e armazenamento. Essas câmeras foram fabricadas com alta tecnologia para captar imagens à longa distância e imagens nítidas.
O grande conselho de muitos é que quando você está começando a fotografar, comece com uma câmera semiprofissional, pois será mais fácil quando você for fotografar com uma profissional.
Bom, por hoje é só espero que tenham gostado, até semana que vem.

Baseado no post dos seguintes blogs: tecmundoletshoot
Postado por: Yohanna B.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pinhole


Olá pessoal, como hoje é uma bela quarta feira irei falar sobre equipamentos fotográficos e por isso resolvi explicar um pouco sobre a câmera pinhole (lê-se pinrole).
A designação tem por base o inglêspin-hole, "buraco de alfinete". E uma definição rápida e fácil para a câmera pinhole é: câmera sem lente. 

B
asicamente, uma pinhole é uma câmara escura com um pequeno furo em um dos lados (feito com uma agulha) e com uma folha de papel fotográfico preso no outro. Ao se abrir o 'furinho' a luz penetrará na câmara e fixará a imagem no papel fotográfico por meio de uma reação química entre a luz e a película existente no papel fotográfico. O tempo de exposição é enorme em comparação com as máquinas convencionais, variando de 10 segundos a minutos, dependendo da quantidade de luz ambiente no momento da foto.







quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pentaprisma


Hoje, o post é sobre uma parte muito importante da câmera slr,  o pentaprisma. Ideias retiradas do blog Bobturadores.Enfim, o pentaprisma tem a função de inverter a foto no momento do "click". Mas afinal o que é o pentaprisma ? " Um pentaprisma é um prisma refletor de cinco lados usado para desviar um feixe de luz em um ângulo de 90º. O feixe é refletido dentro do prisma por duas vezes, permitindo que a imagem seja transmitida através de um ângulo reto sem invertê-la  como um prisma de ângulo reto comum ou um espelho faria." Ou seja, o pentaprisma é o carinha responsável pela inversão da imagem. 















Pentaprisma no topo. 
Normalmente usado em câmeras monobjetivas. Uma vez que o prisma transmite a imagem formada na tela de focagem  da câmera, que é refletida pelo espelho de reflexão no corpo da câmera.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Equipamentos Fotográficos - Obturador e Diafragma

          Boa noite, galera! Hoje falarei um pouco sobre as importantes funções do diafragma e do obturador na hora do clique.
       Bom, eles são componentes que controlam a quantidade de luz na foto. Um compensa o outro, portanto, cuidado ao ajustá-los! O diafragma, considerado por alguns a "íris da câmera", regula o tamanho da abertura por onde a luz entra, além de controlar a profundidade de campo da foto (veja mais nas fotos abaixo). Quanto maior o número(representado por f/n), menor a abertura e a quantidade de luz a passar.

 (Foto por Amanda Sartor)
Profundidade de campo baixa - maior abertura do diafragma

 (Foto por Luciana Alencar)
Profundidade de campo alta - menor abertura do diafragma

          Já o obturador controla o tempo que a luz deve entrar, ou seja, o tempo de exposição. Quanto maior o tempo em que ele fica aberto, maior a quantidade de luz que entra. Essa medida é chamada de velocidade da câmera e é dada por fração de segundos. Ele, consequentemente, trabalha com o congelamento - ou não - da imagem, pois se estiver em uma velocidade de 1s, temos uma grande impressão do movimento na foto, o que parece estar "borrado" em alguns casos; diferente de quando o obturador está em velocidades mais baixas, como 1/250 ou 1/500, onde o resultado é uma imagem com o movimento "congelado". Veja alguns exemplos abaixo para entender melhor:

(Foto por Andre Bin)
                                                                  Alta velocidade do obturador

Baixa velocidade - 1/3s


          Clicando aqui, você poderá "brincar" com um simulador de câmera, que ajudará a entender melhor como os dois componentes explicados acima funcionam e qual a diferença que eles fazem em sua foto. Espero que tenham gostado, até mais!

          Veja também os posts de nossos colegas Lucas Gabriel, Ricardo e Fernanda sobre este tema em seus respectivos blogs: BobturadoresDaguerreotipando e Fotos nossas de cada dia.

Esse post foi redigido com base nas aulas do professor Datames, do Instituto Federal do Paraná, e nos seguintes sites:
http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm

http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_tradicional/como_usar_sua_camera/exposicao_luz.shtml?primeiro=1



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Equipamentos Fotográficos


     Olá galeree, meu nome é Fernanda e em aleatórios dias da semana eu irei postar alguma coisa  relacionada a fotografia para vocês, sendo que hoje irei falar sobre equipamentos fotográficos :)
      Tudo começou com a ideia de congelar uma imagem que levou a descoberta e o uso da câmera escura.
A câmera escura foi uma das primeiras formas de capturar uma imagem, apesar da qualidade ruim, foi usada por muito tempo como o auxilio do desenho e á pintura. Ela consiste numa caixa com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.

                                                                      
                                                                                               (câmera escura:como funciona/1850) 



Fazer uma câmera escura é muito simples: partir de uma caixa onde se perfura um pequeno orifício em uma das paredes. Com uma abertura pequena o suficiente, a luz de apenas uma parte da cena pode acertar qualquer parte específica da parede de trás; quanto menor o buraco, mais definida a imagem no lado de trás. Com esse dispositivo simples a imagem fica sempre invertida, embora usando espelhos seja possível projetar uma imagem que não fique ao contrário.