terça-feira, 5 de junho de 2012

Um talento chamado Sebastião Salgado


Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em 1944 na cidade de Aimorés, Minas Gerias, e é hoje um dos fotojornalistas mais respeitados mundialmente. Graduado em economia, ele descobriu sua paixão pela fotografia por volta de 1973, quando trabalhava na Organização Internacional do Café.

Após ter realizado importantes trabalhos para as agências Gamma e Sigma, Salgado entrou para a Magnum Photos, onde fez fotografias documentais sobre camponeses na América Latina. Trabalho que resultou no seu primeiro livro, Outras Américas, publicado em 1986. Outras magníficas obras do fotógrafo são: Trabalhadores, em 1996, Serra Pelada, em 1999, e África, em 2007. Atualmente, Salgado vive em Paris, França, com sua esposa Lélia Wanick Salgado.

Confiram uma entrevista (um pouco antiga, né?!) dada ao Jornal da Globo para saber mais detalhes sobre sua relação com o continente africano: 
O fotógrafo recebeu inúmeros prêmios como reconhecimento de seu trabalho, como os citados aqui. Prêmios mais que merecidos, pois pouquíssimas pessoas conseguem provocar a reação que Sebastião Salgado provoca a quem observa suas fotografias. Elas trazem a dor de quem tem fome ou o desespero de quem luta por sobrevivência, tentando fazer com que até mesmo aqueles que insistiam em "não enxergar" a realidade humana se conscientizem pela emoção retratada nas obras. Confiram agora algumas delas:
 
Gourma-Rharous - uma das fotos mais famosas de Sebastião Salgado

Crianças sem-terra às margens da rodovia

O preto e branco é uma forte característica em suas fotos.

Soldado no Dia da Independência, Angola, 1975

Espero que tenham gostado, foi muito bom escrever sobre esse exemplo de profissional/pessoa! Até a próxima!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário