terça-feira, 8 de maio de 2012

História da Fotografia - Hércule Florence e o Brasil

           Hoje vamos conhecer um pouco do início da fotografia no Brasil, feito pelo frânces Hércule Florence, residente em Campinas-SP. 


Auto-retrato

          Florence chegou ao Brasil dia 1º de maio de 1824, desembarcando no Rio de Janeiro. Aqui, trabalhou em uma loja de tecidos e uma livraria, por onde ficou sabendo de uma expedição científica liderada pelo Barão de Langsdorff, que o aceitou como desenhista. Portanto, deve-se a ele o relato dessa aventura, que foi finalizada em 1829. 


Pinturas feitas por Florence durante a expedição

          Quando retornou, Florence se casou com Maria Angélica, filha de um importante político de São Paulo, e pulicou algumas das observações feitas na viagem, as quais chamou de "Zoophonie". Com o tempo, dedicou-se às investigações sobre fotografia, e, como citado aqui, no manuscrito L’Ami Des Arts Livré à Lui Même ou Recherches Et Découvertes Sur Différents Sujets Nouveaux fez referências às suas experiências com a impressão através da luz solar, processo que originou a Photographie: “Dei a essa arte o nome de Photographie, porque nela a luz desempenha o principal papel.”. Exames mostram que o francês foi o primeiro a se utilizar do nome "fotografia". Em seu manuscrito, ele também relata a decepção por não ter o reconhecimento esperado dos seus trabalhos em nosso país, comentando que se estivesse na Europa, isso certamente seria diferente.
      Enfim, com sua genialidade e seu interesse pelas artes, Hércule contribuiu (e muito) para o desenvolvimento da fotografia e de outras artes no Brasil, com inventos como o Papel e a Impressão Inimitáveis, em 1842, e a Pulvografia, em 1860.
            Por hoje é só, beijos é até semana que vem!


fonte / fonte / fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário